O Almanaque

O Almanaque Plural é uma publicação virtual das produções, escritas em português, inglês e espanhol, realizadas pelos estudantes do Ensino Fundamental II do Consa, em virtude do Projeto de Produções Textuais.

O Projeto de Produções Textuais nasceu em 2015, em função das exigências do MEC que entraram em vigor nos Padrões Curriculares Nacionais de 1997. O PCN de 1997 estabelece que tratar de temas sociais e que interferem na vida dos estudantes é fundamental. É por isso que, de maneira transversal, todas as áreas devem delimitar Temas Universais e Temas Locais (regionais) nos currículos dos estudantes. Além disso, é também essencial que estes se fundamentem em uma concepção que os integre conceitualmente, e essa integração seja efetivada na prática didática. Por exemplo, ao trabalhar conteúdos de Ciências Naturais, os alunos buscam informações em suas pesquisas, registram observações, anotam e quantificam dados. Portanto, utilizam-se de conhecimentos relacionados à área de Língua Portuguesa, à de Matemática, além de outras, dependendo do estudo em questão. O professor, considerando a multiplicidade de conhecimentos em jogo nas diferentes situações, pode tomar decisões a respeito de suas intervenções e da maneira como tratará os temas, de forma a propiciar aos alunos uma abordagem mais significativa e contextualizada. (PCN, 1997: 41, grifo nosso

Portanto, os conhecimentos de Língua Portuguesa, que incluem a produção textual, devem ser aplicados a todas as áreas ou componentes curriculares. É por isso que, no Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, os estudantes do Ensino Fundamental II e do Médio realizam produções textuais em todas as disciplinas. Estas produções fazem parte da Sequência Didática de cada uma delas, dessa forma são realizadas em várias etapas, que consistem em: planejamento, primeira versão corrigida pela Equipe de Correção e segunda versão corrigida pelos professores. Além disso, algumas propostas de produção textual ocorrem de maneira transversal, por meio de parcerias de professores do mesmo segmento, mas de disciplinas diferentes.

Em Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras, a Sequência de Produção Textual tem mais peso e ocorre em três versões, além do planejamento. As primeiras são corrigidas pelos professores de Linguagens e Códigos e Línguas Estrangeiras, e a última de Linguagens e Códigos é corrigida pela Equipe de Correção. Ao longo do ano, toda a equipe seleciona os melhores textos produzidos pelos estudantes, de cada proposta aplicada nas diversas áreas pelos professores. O Almanaque Plural é um dos produtos desse trabalho. É uma revista online que reúne as produções escritas pelos estudantes do Ensino Fundamental II, e tem como objetivo valorizar o desenvolvimento das capacidades leitoras e escritoras dos adolescentes no decorrer de cada ano letivo.

Almanaque Plural, portanto, representa o trabalho e a dedicação dos estudantes, professores e demais funcionários do Consa, e por isso temos muito orgulho de apresentá-los a vocês.

[1] http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf

WordPress.com.

Acima ↑